
A capa de Revista Veja desta semana e o teste de verificação simplificado
Surpreendendo os seus leitores, a capa da revista Veja desta semana traz, em destaque, ao invés, de algum assunto do nosso tão conturbado cenário político, a imagem de um menino autista.
Quis a revista trazer à tona, um outro tema para a reflexão: o de um movimento surdino, porém crescente, do grande número de crianças diagnosticadas com o chamado Transtorno do Espectro Autista.
Embora a reportagem traga informações sobre a história, as estatísticas atuais, as possíveis causas e os avanços em termos do diagnóstico precoce, poucos são os caminhos apontados para ajudar este crescente contingente de crianças e seus familiares. Falar dos benefícios das essências florais, então, nem pensar!

As essências florais são importantes instrumentos para o equilíbrio emocional de pessoas com TEA e seus familiares. Na foto: Ameixa Selvagem, Ameixa e Canela, dos Florais de Saint Germain
Segundo a revista, uma em cada 68 crianças recebe diagnóstico positivo, enquanto a síndrome de Down, que estamos mais familiarizados, acomete uma em cada 700 crianças. Ou seja, a incidência de casos de TEA ( Transtorno do Espectro Autista ) é muito maior do que a da Síndrome de Down.
Este número já é tão significativo que, hoje em dia, é quase impossível não termos um caso de TEA na família ou na de amigos próximos. Como isto, o autismo está deixando de ser um assunto tratado mais “as escondidas” e cercado de preconceitos, para ser discutido mais abertamente. Neste sentido, louvo a iniciativa da revista Veja.
No entanto, discordo do título da reportagem – O Novo Mundo do Autismo. Não. Este Novo Mundo é de todos nós. Só quando passarmos a agir a partir da compreensão do Todo, podemos falar de inclusão e agir compassivamente com relação a estes novos seres: seres que enfrentam o grande desafio de encarnar na Terra no início deste milênio. Qual a nossa responsabilidade frente a este fenômeno? O que fizemos ou ainda estamos fazendo para aumentar estas estatísticas?

A Green Rose ( Rosa Verde ) do sistema da Califórnia – floral importantíssimo para estimular o contato com o mundo externo
Estamos ainda muito no início de um novo milênio e, ao invés de apenas buscarmos as causas externas e o diagnóstico precoce, deviríamos, sim, ir atrás do tipo de ensinamento que este fenômeno nos traz. Quem são estes seres e o que eles têm a nos ensinar? Como podemos ajudá-los a desenvolver seu potencial?
Até então, procuramos encaixá-los dentro dos paradigmas vigentes aos quais estamos acostumados e consideramos certos – primordialmente, as funções associadas ao nosso hemisfério cerebral esquerdo. Não. Estes seres nos desafiam a sair de nossa zona de conforto, a confiar na nossa intuição e desenvolver as virtudes humanas da compaixão, da tolerância, da criatividade e do amor fraterno, dentre outras.
Também, estamos “patinando” no que concerne ao entendimento da natureza humana a partir da Física moderna e quântica. Somos um intercâmbio dinâmico entre energia, matéria e Luz; de nossas partes visível e invisível. Também somos um com o próximo e com Universo. O que acontece no Cosmos afeta-nos diretamente. Aceleração dos novos tempos e sensibilidade caminham juntas…Idem no ser humano. Como encaixar isto tudo num minúsculo corpo humano?
O autismo continuará sendo um “claro enigma” até que aprendamos estas lições. É fundamental explorarmos nossas funções humanas e nos abrirmos para receber o que estes seres têm a nos ensinar, por mais difícil que seja. Afinal, o futuro depende das novas gerações. Nós, os mais antigos, somos os instrumentos para ajudá-los na implantação deste Novo Mundo.

A flor de Gorse, do sistema Floral de Bach – ajuda-nos a manter a esperança em qualquer circunstância
P.S – 1 -Conheça o Projeto Jardim Azul ( https://cosmosdrops.wordpress.com/projeto-jardim-azul/ )
2 – Para quem quiser saber mais sobre este assunto, minha experiência com as essências florais e autistas está disponível no workshop à distância na plataforma da Healing Florais. Neste final de ano de 2021, as vendas irão até o dia 15 de dezembro. Assim, caso tenha intenção de fazê-lo, corra para que vc possa acessá-lo durante o seu período de férias! Link abaixo:
Pingback: Terapia floral ajuda pessoas com autismo – Grupo Healing
Rosana, Sou eu, a Edna Del Vecchio, de Vinhedo. Como você está? Lindo artigo sobre o autismo! Tenho assistido a algumas palestras sobre o tema e concluí que eles vieram para modificar o nosso planeta mesmo. Parabéns! Numa ocasião você me passou o seu e-mail particular, mas com a perda de muitos dados em meu computador, ele se foi também. Gostaria de tê-lo novamente. Você se importaria de enviá-lo? Gostaria de trocar algumas ideias. Estou trabalhando com pacientes oncológicos na Sta Casa de Vinhedo e preciso de algum apoio. Obrigada por tudo sempre. Receba meu abraço carinhoso. Edna
Oi, Edna! Obrigada! Vou te responder. Estava no exterior nesta data. Bjs!