Florais de Saint Germain – Practitioner 2017: um passo além

O grupo do Practitioner Florais de Saint Germain de 2017, na bela escadaria do                         Grande Hotel Águas de São Pedro

Há muito não escrevo no blog. Parece, até, que nada de interessante tenho para contar. Muito pelo contrário. Este período foi tão movimentado que não sobrou foi tempo, mesmo, para compartilhar. Virei, até, avó mais uma vez…

Logo após o último post, descobri uma conferência internacional sobre transtorno do espectro autista, aqui em Curitiba, com várias autoridades entrevistadas pela Revista Veja, e lá fui eu.

A conferência foi só a confirmação de que eu precisava me mexer: achar um jeito de ajudar mais as famílias e as crianças diagnosticadas com este transtorno. Assim, não só decidi criar um projeto on-line, o projeto Jardim Azul ( https://cosmosdrops.wordpress.com/projeto-jardim-azul/ ), como também ofereci-me como voluntária para atuar na AAMPARA ( Associação de Atendimento e Apoio ao Autista – http://www.aamparaautismo.org.br ), após conhecer Rosimere Benites, sua presidente, na referida conferência. Felizmente, fui aceita. Agora, lá estou eu, também,  tentando convencer as mães da importância da Terapia Floral para si próprias e para seus filhos.

Com isto, quem já não tinha quase nada para fazer, resolveu abraçar um pouco mais..

No entanto, meu sumiço não se deveu só a isto. Há muito Talita Margonari Lazzuri, filha da sintonizadora dos Florais de Saint Germain, Neide Margonari, havia-me convidado para fazer parte do time dos professores do treinamento intensivo oferecido a cada dois anos – o Practitioner Saint Germain. Talita queria que eu contribuísse com o estudo das propriedades sutis das famílias botânicas contempladas no sistema. Minha abordagem da família das gramíneas a levou a querer expandir este estudo para outras famílias também. No entanto, os compromissos familiares e profissionais haviam-me impedido de atender seu convite nas versões anteriores do treinamento.

A oportunidade veio agora, após um convite bem antecipado. Tudo de acordo com o plano divino.

Talita Lazzuri e eu junto à sintonizadora do sistema, Neide Margonari

Com isto, desde o início de agosto, passei a dormir e acordar pensando em famílias botânicas e seus arquétipos. Viajava carregando livros de botânica e dos Florais de Saint Germain pra cima e pra baixo. Caminhava observando os exemplares do sistema que encontrava, tentando perceber sua linguagem sutil, seu gestual…Um processo criativo frenético!

No final, tudo deu certo!! Fiquei muito feliz com minhas descobertas e pela oportunidade de mergulhar neste estudo. Também fiquei mais apaixonada pelo sistema, pelas essências que Neide sintonizou. Olhar para elas, a partir de suas famílias botânicas, expande nossa compreensão do seu potencial de cura.

Este treinamento é realizado no Grande Hotel de Águas de São Pedro, em SP – um hotel escola de hotelaria e gastronomia maravilhoso. Imaginem a tentação de não extrapolar nos pratos e sobremesas! Como diria a Eliane Locks, era desafiador…

A fachada do Grande Hotel Águas de São Pedro e o grupo preparando-se para a meditação da rosa

A sala deste ano envolvia-nos com a natureza. Um cenário lindo, com todo conforto e carinho oferecido pelo hotel e pela equipe dos Florais de Saint Germain. O tempo foi dividido entre Valdemar Castro, Eliane Locks, Talita Lazzuri e eu.

A sintonizadora Neide Margonari em meio aos professores desta edição do Practititoner: Eliane Locks, Rosana Souto, Talita Lazzuri e Valdemar Castro. As colegas Celestina Marques Gonçalves e Camila M Jarita Vijaya também nos brindaram com o seu saber

Valdemar expandiu seu material sobre Fisiologia Bioenergética e fez-nos mergulhar neste universo maravilhoso do corpo humano e seus corpos sutis, chacras, órgãos e glândulas, em busca de uma compreensão maior das doenças.  Um professor com uma didática excelente e apaixonado pelo que faz! A cada aula, reuníamos em grupos para refletir sobre algumas doenças, proporcionando momentos de troca importantíssimos.

Aula Prof Valdemar Castro – Fisiologia Bioenergética

Fisiologia Bioenergética – grupos de estudo

Fisiologia Bionergética grupos de estudo e apresentação

Apesar de minha aula ser logo após o almoço, a turma foi muito receptiva aos ensinamentos sobre o estudo arquetípico das famílias botânicas. As aulas proporcionaram momentos mágicos de profunda reflexão. Sempre que o tempo permitia, saímos ao ar livre para observar alguns exemplares ou detalhes das famílias mencionadas.

Aula Prof Rosana Souto – Estudo Arquetípico de famílias botânicas

Prof Rosana Souto – aula externa.

Prof Rosana Souto – aula externa. Observação das sementes do Ipê

Grupo junto ao antigo exemplar de Pau Brasil. Talita Lazzuri e Rosana Souto junto a Curculigum

Além disto, para minha alegria, muitos colegas tiveram lindos insights sobre a essência que escolheram falar em sua apresentação final, em função deste olhar arquetípico das famílias botânicas. Acho que virei uma espécie de musa inspiradora  …rsss

Aula Prof Eliane Locks – Florais de Saint Germain e os Raios Divinos

Eliane Locks trouxe-nos os ensinamentos dos Mestres na prática, lançando mão de alguns casos, para ilustrar as questões da espiritualidade. Suas aulas proporcionaram momentos de discussão e reflexão importantes acerca de circunstâncias que enfrentamos no cotidiano de nossa prática como terapeutas florais. A grande novidade da colega, no entanto, foi a aquisição de um aparelho GDV, que a possibilitará dar continuidade as suas pesquisas com bioeletrografia de uma forma mais ágil. Eliane começou a testar seu novo “brinquedo” ainda no hotel, formando filas entre os participantes e adicionando uma dose extra de trabalho para ela e Talita, após o jantar. Duas queridas!!

Vivências de Terapia Artística com Talita Lazzuri – argila

A sintonizadora Neide Margonari também participou das vivências de Terapia Artística conduzidas por Talita Lazzuri

Por sua vez, Talita, quase não teve tempo para realizar as vivências da terapia artística. Teve que negociar o tempo com todos nós e, especialmente, com Valdemar. No entanto, o que ela nos proporcionou foi um mergulho em nós mesmos, na nossa essência e passado, colocando a mão, literalmente, na massa, ou melhor, na argila.  Ficamos com o gostinho de quero mais!

Terapia Artística – Talita Lazzuri observando os trabalhos junto aos participantes

As colegas, Celestina Marques Gonçalves e Camila Marques Jarita Vijaya também nos brindaram com suas apresentações: Celestina, falando um pouco sobre desenvolvimento espiritual, enquanto Camila, sobre suas pesquisas envolvendo o uso das essências florais e os animais – iniciativas, cada vez mais, importantes para validar as essências florais junto à comunidade científica. Parabéns, Camila!!

Lançamento do livro da colega Maria Teresa Bijos Faidiga

Também tivemos o lançamento do livro da colega Maria Teresa Bijos Faidiga, A Numerologia dos Florais de Saint Germain: um momento emocionante junto à Neide e à Talita, que coroou a determinação de Maria Teresa em cumprir a meta de ter seu livro pronto e publicado para este Practitioner. Parabéns, querida!!

Este ano, os participantes que desejavam atuar como professores do sistema, fizeram curtas apresentações sobre alguma essência ou sobre algum caso. A criatividade rolou alto. Algumas apresentações ficaram para a história do Practitioner. Parabéns, turma!

Enfim, vivemos dias de muitos reencontros de alma, aprendizados profundos, comida maravilhosa, natureza, fraternidade, tudo isto proporcionado pela organização impecável da equipe dos Florais de Saint Germain e da hospitalidade do Grande Hotel Águas de São Pedro.

Hoje, há um mês do término do Practititoner, já estamos em Ubatuba para o próximo passo – Módulo Conexão.  E vamos a mais reencontros e aprendizado junto a natureza pungente da Mata Atlântica.

Até mais!

P.S – as fotos são de Talita Margonari Lazzuri e Elaine Reginnaldo. Gratidão!

 

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Florais de Saint Germain – Practitioner 2017: um passo além

  1. Ricardo Castro disse:

    A Dra das Flores nao para, certamente por que conhece com muita sensibilidade as diferentes carencias humanas. Fiquei muito feliz pela noticia depois de muito tempo que nao vejo.
    Sua Luz brilha alto e longe, mestre Rosana.
    Estamos bem por aqui.
    Carinhoso abraco.
    Ricardo Castro.

  2. Gisele disse:

    Rosana, sua dedicação é um exemplo, me inspira a permanecer no caminho das Flores! Tenho certeza que seu amor aos florais a cada dia mais rende mais semente para o amanhã! Abraço carinhosos!!

  3. Cristina Onaga disse:

    Rosana, seu relato me deixou com o coração apertado por não ter participado do curso. Fica para uma próxima oportunidade! Parabéns a você e todos do Practitioner 2017!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.