Projeto Jardim Azul
Situação atual – projeto em andamento. Fechado, no momento, para novas adesões. Aguarde!!
Sensibilizada pelo crescente número de crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista e a dificuldade enfrentada por seus familiares, em busca de tratamentos adequados, a educadora e pesquisadora floral, Rosana Souto, vem disponibilizar sua experiência, com o uso das essências florais, para este público, por meio do Projeto Jardim Azul.
Objetivos principais
1 – Oferecer consultas à distância*, a preços reduzidos, para crianças e/ou jovens diagnosticados com TEA ( Transtorno do Espectro Autista ). Estes valores serão repassados integralmente à AAMPARA ( Associação de Atendimento e Apoio ao Autista , de Curitiba ), como doação para a manutenção do serviço prestado ao público autista de baixa renda, por ocasião da adesão ao projeto e a cada nova seleção de florais (valores sugeridos: R$ 62,00, R$80,00 e outros).
Estes valores não incluem o fornecimento dos frascos de florais pela pesquisadora; apenas a seleção adequada dos mesmos (Fórmula floral individualizada) e as orientações prestadas aos pais/responsáveis ao longo do tratamento. Os preparados florais deverão ser providenciados pelos próprios responsáveis em estabelecimentos de sua confiança (farmácias homeopáticas e/ou outros), de sua região/cidade..
2 – Avaliar a eficácia das essências florais na harmonização de diferentes áreas do desenvolvimento humano comprometidas pelo referido Transtorno.
* Para otimizar o tempo, a comunicação entre as partes será feita, preferencialmente, por meio de e-mails, mensagens e áudios por aplicativos (whatsapp), dentre outros.
OBSERVACÔES
a) Você também poderá participar do programa de apadrinhamento terapêutico multiprofssional da AAMPARA. Por favor, vide as informações no item específico.
b) A Rosana Souto, não atende o público autista de forma particular. Suas consultas ou são via Projeto Jardim Azul (para quem tem condições financeiras ou não para contribuir para a manutenção das atividades na AAMPARA) ou apenas para o público autista desta instituição.
Público alvo
Hoje o Projeto Jardim Azul contempla crianças e/ou jovens de até 18 anos diagnosticados com TEA.
Uma parceria com pais e/ou responsáveis
O Projeto Jardim Azul vem disponibilizar aos pais e/ou responsáveis uma terapêutica natural, para o desenvolvimento maior de seus filhos, e a oportunidade de contribuir para validação das essências florais como um instrumento para o cuidado deste público crescente.
A adesão ao projeto é vinculada ao comprometimento em fornecer informações necessárias para a seleção apropriada das essências, por meio de questionários a serem preenchidos, pelos responsáveis, tanto no início do tratamento como a cada nova seleção de florais. Deste modo, pretende-se rastrear a ação e os benefícios desta terapêutica.
Os pais e/ou responsáveis são bem-vindos em enviar-nos fotos, vídeos e/ou áudios, em qualquer período do tratamento, que retratem a condição atual da criança/jovem e as mudanças ao longo do mesmo.
Toda a informação fornecida pelos pais/responsáveis e advindas do processo terapêutico em si, será utilizada, apenas, para fins educacionais e de pesquisa, incluindo a elaboração de textos e artigos para divulgação e/ou publicação na mídia impressa ( revistas, periódicos e livros ) ou digital e apresentações em congressos, no Brasil ou no exterior, sempre preservando a identidade da criança e da família. Para quaisquer outras circunstâncias, os pais e/ou responsáveis serão consultados.
Este projeto é uma iniciativa de pesquisa pioneira e independente com vistas a criar evidências quanto à ação benéfica das essências florais na promoção da qualidade de vida em pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.
Sobre a pesquisadora
Rosana Souto – Engenheira Química com Especialização em Propriedade Industrial. Practitioner Certificada e Professora autorizada da Flower Essence Society, responsável pela introdução do Programa de Certificação da FES – Florais da Califórnia, no Brasil ( 2003 ). Facilitadora autorizada dos Florais de Bach Healingherbs desde 2002. Mestre Practitioner dos Florais de Saint Germain. Terapeuta floral há mais de 30 anos. Fundadora e Diretora do Instituto Cosmos de Terapia Floral, em Campinas, SP ( 1999 a 2010 ). Pioneira na introdução do uso dos florais na Educação ( Os Seareiros/Núcleo Mãe Maria, desde 1998.
Terapeuta e pesquisadora voluntária na AAMPARA Autismo, Curitiba, desde 2017
Autora dos livros; Experiência com os Florais de Saint Germain na Educação (Editora Florais de Saint Germain, 2019), Práticas Integrativas e complementares no cuidado a Crianças e Adolescentes – Interface Saúde & Educação, capítulo Terapia de Florais na Saúde e na Educação de crianças e jovens. In: FREITAG, V. L.; BUENO, L.D.C.; WAHLBRINCK, I.F.(Org).Nova Práxis Editorial, 2019.
Professora convidada do curso de Especialização em Terapia Floral da UFRJ/HESFA, RJ. Professora e palestrante internacional. Membro da Rede Européia para Competência Social e Emocional ( ENSEC ), da Rioflor/Conaflor e da Associação Britânica de Essências Florais e Vibracionais ( BFVEA – friend )
Sobre o programa de apadrinhamento multiprofissional da AAMPARA (PROJETO AAMPARE UMA CRIANÇA)
AAMPARA Associação de Atendimento e Apoio ao Autista de Curitiba–PR
CNPJ: 08.283.628/0001-53 – Utilidade Pública Municipal 12552 de 07/12/2007 (41) 9943-5021 – 98416-9537
As estatísticas mostram que uma família a cada 44, tem uma criança autista, segundo a pesquisa mais recente do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA) publicado em 02/12/2021.
O sistema público de saúde não consegue atender a toda essa demanda, bem como nossa Associação não dispõe de recursos públicos para a realização dos atendimentos, apenas de doações e do esforço de pais e de pessoas sensíveis à causa do autismo.
Inúmeras famílias tem nos procurado em busca de auxílio, algumas delas em situação de vulnerabilidade social, e não conseguimos acolhê-las como elas precisam. Baseando-se nesses dados e na lista de espera que atualmente temos, a AAMPARA criou o projeto AAMPARE UMA CRIANÇA, que visa ampliar o número de atendidos proporcionando auxílio através de terapias, com a finalidade de promover seu desenvolvimento global.
As crianças, cujas famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social, serão auxiliadas através do apadrinhamento, onde o doador poderá contribuir com valores mensais por um período de 6 a 12 meses, garantindo que ela seja atendida por terapeutas na área de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.
As contribuições têm como objetivo remunerar os terapeutas, que atenderão por um valor social.
Os valores que os doadores podem contribuir são:
- a) R$ 40,00 (quarenta reais) – para uma sessão terapêutica/mês/criança.
- b) R$ 80,00 (oitenta reais) – para duas sessões terapêuticas/mês/criança.
- c) R$ 120,00 (cento e vinte reais) – para três sessões terapêuticas/mês/criança.
- d) R$ 160,00 (cento e sessenta reais) – para quatro sessões terapêuticas/mês/criança.
Para que o potencial da criança seja desenvolvido de forma mais adequada, serão necessários atendimentos em várias áreas, por isso a importância do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, pois dependendo da avaliação realizada pela equipe terapêutica, a criança precisará não somente de uma especialidade, mas de muitas, para que os diversos sintomas característicos do espectro autista sejam amenizados e assim garantir um maior desenvolvimento de suas habilidades a cada dia.
A criança atendida hoje, terá condições de estudar e trabalhar, contribuindo com a sociedade, assim como uma perspectiva de futuro com mais tranquilidade para a família, pois os pais sabem que não estarão presentes sempre na vida destas crianças, e a estimulação precoce oportuniza um desenvolvimento com mais autonomia e independência.
Dados bancários AAMPARA Autismo – Caixa Econômica Federal – Ag 0370 – CC 1308-8 – Op 003 CNPJ 08.283.628/0001-53 PIX = CNPJ 08 283.628/0001-53
Para aderir ao projeto (no momento, fechado para novas adesões)
Para aderir ao projeto, primeiramente, envie um e-mail para: projetojardimazul@gmail.com para comunicar sua intenção e consultar a existência de vaga.
Caso positivo, você receberá o questionário (link) para a avaliação inicial ( Histórico do cliente ) para ser preenchido com as informações sobre a criança. Este questionário deverá ser enviado junto ao primeiro comprovante de depósito para a AAMPARA, caso você tenha condições de ajudar. Caso negativo, você será atendido da mesma forma. Apenas informe no local adequado. . No prazo acordado com a pesquisadora, você receberá a seleção dos florais selecionados e as devidas orientações sobre o processo terapêutico.
Hoje a demanda para atendimento pelo Projeto Jardim Azul é grande e obedece uma fila de espera. Dentro possível, a pesquisadora realiza chamadas coletivas. Assim, fique atento a sua caixa de e-mails.
Da duração do Projeto Jardim Azul
O Projeto Jardim Azul tem prazo indeterminado. A continuidade do processo terapêutico será avaliada junto aos responsáveis, em função os resultados alcançados e da disponibilidade de tempo da pesquisadora.
Sobre as Essências Florais
As essências florais são produtos naturais preparados a partir de flores de diferentes espécies e regiões do mundo. Representam uma nova concepção de produto, desenvolvida pelo médico inglês, Dr. Edward Bach, no início do século passado. São baseadas na capacidade de a água armazenar informações: virtudes ou qualidades, úteis ao nosso bem-estar.
Quando recebemos um floral, na verdade estamos “tomando” ou passando na pele uma informação/ virtude. É como se estivéssemos inundando nosso corpo com qualidades como; calma, confiança, fé, coragem, amor etc… Cada floral representa uma informação/virtude.
Hoje dispomos de muitos sistemas florais, muitos deles com essências importantíssimas para a harmonização dos novos seres, incluindo os portadores do Transtorno do Espectro Autista.
Não existe um floral para autismo, para a dor de estômago ou dor de dente. Existe floral para a pessoa que está com qualquer tipo de sintoma. Ou seja, as essências tratam a pessoa e não o sintoma ou o nome dado ao mesmo. Por este motivo, pessoas que sofrem de dor de estômago, por exemplo, podem precisar de florais diferentes. Daí a importância de uma seleção individualizada.
Por outro lado, a natureza inovadora das essências florais oferece-nos múltiplas possibilidades de uso: uso oral (ingestão oral ) ao uso tópico ( na pele ) e uso em sprays. Não possuem princípio químico ativo sendo muito seguras para serem usadas.
Perguntas frequentes
Em quanto tempo vou perceber as mudanças em meu/minha filho ( a )?
Cada um de nós reage as essências florais de acordo com seu próprio ritmo. Cada um é um. Assim, não dá para prever quanto tempo levaremos para notar mudanças nas questões trabalhadas com as essências florais. No entanto, muitas vezes, este tempo surpreende-nos. Para alguns, bastam uns 15 – 20 dias. Para outros, meses… Tudo irá depender da pessoa…
Meu filho pode tomar os florais junto aos medicamentos alopáticos?
Sim. Os florais não possuem princípio químico ativo, portanto não interferem com os medicamentos que seu filho possa estar fazendo uso. Caso haja algum receio relativo a presença do conservante alcoólico, os florais podem ser usados na palma das mãos, nas têmporas e/ou outros, eliminando qualquer risco.
Pode dar alguma reação negativa?
Normalmente, os florais são muito bem aceitos por crianças e jovens. No entanto, nenhum processo terapêutico está livre de altos e baixos. O mesmo se passa com os florais. Daí a importância de um especialista para seleção dos mesmos e acompanhamento do processo terapêutico.
Os florais “criam” dependência?
Não. Como não possuem princípio químico ativo, os florais estão livres do risco de causar dependência. Uma vez equilibrada uma determinada questão, a pessoa pode descontinuar o seu uso por algum tempo. A terapia floral equivale à afinação de um instrumento musical. Depois de afinado, podemos “tocar” a vida por um algum tempo, até que estas teclas ou cordas voltem a desafinar. Podemos, também, atuar preventivamente , para manter estas cordas ou teclas afinadas, caso conheçamos aquelas que usamos com mais frequência.
Notícias do Projeto Jardim Azul
Leia: https://cosmosdrops.wordpress.com/2017/12/29/2018-a-esperanca-e-azul/
Para conhecer mais sobre o uso das essências Florais na Educação e no Autismo, acesse o vídeo na página específica.