Perfil

Bach Centre – 2006

No final da década de 1980, a identificação com a obra e com os ideais do Dr. Edward Bach, levaram-me a abrir mão de uma promissora carreira na área da Engenheira Química e aventurar-me no mundo dos florais. Estudiosa da Astrologia, foi ela que ajudou-me a dar os primeiros passos como terapeuta floral.  De lá para cá, o desenvolvimento foi grande. Além da clínica, logo passei a divulgar e ensinar sobre as essências florais, formando novos terapeutas florais. Em 1998, fui responsável por implantar a terapia floral na instituição beneficente Os Seareiros/Núcleo Mãe Maria, introduzindo a terapia floral na área da Educação. No ano seguinte, criaria o Instituto Cosmos de Terapia Floral e a Cosmoessências para dar mais respaldo a educação do terapeuta floral e fomentar a distribuição de novos sistemas florais em Campinas, São Paulo.

Em 2002 tornei-me professora autorizada dos Florais de Bach Healingherbs e, em 2003, da Flower Essence Scoiety, Florais da Califórnia, ajudando a implantar seus respectivos programas educativos no Brasil.

Hoje, vivo a alegria de ensinar, promover o uso das essências florais na Educação  – também para o público autista – área que adentrei há quinze anos,  levando a experiência brasileira com as essências florais a outros países, inspirando novos projetos e abordagens do legado do Dr. Bach.

Desde que deixei Campinas, muita coisa aconteceu. Cheguei a implantar um projeto social na Bélgica, o projeto Kirikou, que, infelizmente, foi interrompido por mudanças políticas na instituição, ministrei vários workshops sobre os Florais da Califórnia, na Inglaterra e na Bélgica, “palestrei” várias vezes no Encontro da Associação Britânica de Essências Florais e Vibracionais ( BFVEA ), em 2015, com Talita Margonari Lazzuri, divulgando a pesquisa dos Florais de Saint Germain na Inglaterra, descobri a Rede Europeia para a Competência Social e Emocional, ENSEC, da qual também tornei-me membro e compartilhei, na Conferência em Lisboa (2015), a experiência brasileira com as essências florais na Educação. Ainda nestes anos, passei a conduzir treinamentos de campo sobre os Florais de Bach, na Inglaterra, a ensinar sobre o uso dos Florais na Educação e sobre os Florais de Saint Germain, em Portugal. De professora autorizada, tornei-me Mestre Practitioner dos Florais de Saint Germain. Em 2015, conduzi um projeto piloto sobre o uso dos florais em sprays numa escola particular de Curitiba, onde moro atualmente, no Brasil.

O projeto do uso dos florais nesta escola precipitou a escrita do livro: Experiência com os Florais de Saint Germain na Educação, lançado em 2019. Neste ano, também foi lançado o livro: Práticas Integrativas e Complementares no cuidado a crianças e adolescente, no qual fui responsável por escrever o capítulo sobre a Terapia De Florais.

Em adição, desde 2017, atuo como pesquisadora voluntária em duas iniciativas voltadas para o público autista: AAMPARA, instituição de apoio ao autista, Curitiba, e à frente do Projeto Jardim Azul. Em 2020, fui idealizadora e responsável por lançar a Ação Floral Solidária TEA, para oferecer apoio a famílias de autistas em função da pandemia do COVID 19.

Há dez anos, quando iniciei o blog, não poderia imaginar que faria tanta coisa! De quebra, descobri amigos, verdadeiros irmãos de alma, no exterior.. A família, biológica e do coração, aumentou bastante… Isto sem contar com os animais…

Muito desta minha jornada encontra-se disponível no blog ( é só buscar o assunto que desejar ).  Para os meus artigos sobre os Florais da Califórnia ( Rosana Vieira ), consulte o site da Flower Essence Society ( www.flowersociety.org )

Para adquirir ou saber mais sobre os meus livros clique em: https://cosmosdrops.wordpress.com/2019/12/14/livros-sobre-o-uso-dos-florais-na-educacao-sao-lancados-no-brasil/

Rosana no Chalice Well Garden Glastonbury 2015

Chalice Well Garden, Glastonbury, 2015

Para contatos, use: rosana.floral@gmail.com

Um abraço!

Rosana Souto

15 respostas para Perfil

  1. Patricia disse:

    Lindo o blog!!!

  2. CLÁUDIA REGINA SQUARIZZI BITTENCOURT disse:

    Querida,
    Adorei ter tido a possibilidade e o privilégio de conhecê-la.
    Que as asas da liberdade tragam-na de volta pra nós em breve!
    Sentirei muitas saudds!!!
    Fique sempre com Deus!
    Gde abraço,
    Claudia

  3. Suzana Sattamini disse:

    Querida Rosana,

    Parabéns pelo sucesso, parabéns pelo trabalho. Grande beijo e boa viagem. Que as pessoas que conhecer aproveitem a sua experiência e vivência. Não deixe de entrar em contato quando vier ao Rio. Adorei o blog!
    Grande beijo,
    Suzana Sattamini

  4. Ricardo A de Castro disse:

    Ola querida Rosana,
    Espero que estejas com saúde.
    Acompanho os seus relatos por aqui e sinto o quão tem sido prazerosa esta viagem prá você. Parabéns!
    Também sido saudades de você e de nossas conversas, em verdade, de suas lições.
    Um carinhoso abraço, Dra. das Flores.
    Ricardo Castro/Campinas-SP

  5. Ana Cristina disse:

    Salut Rosana!
    Posso imaginar o teu estado de contemplaçao ao ver esta explosão de flores diariamente! Sinto-me também abençoada à cada White Chestnut explodindo de tantas Flores! Um verdadeiro banho de Luz! Je pense à toi avec tendresse et Je t’embrasse fort,fort!
    Cris

  6. Nelson Ricardo Costa Silveira disse:

    Rosana, tudo lindo! Gostaria de reencontra-la, falar com você novamente. Quero recomeçar. Estou agora no Maranhão. Um grande e abraço. Nelson

    • Rosana Souto disse:

      Feliz com sua visita, Nelson!!
      Que bom! Agora sou uma professora “andarilha” mas tenho ótimas colegas aí pelo Nordeste – Recife. Atualmente, moro em Curitiba – um pouco longe do Maranhão, não? Respondo a você “inbox” nos próximos dias. Um grande abraço!

      • Nelson Ricardo Costa Silveira disse:

        “Bora” movimetar o Maranhão, querida mestra! Aguardo seu contato. Abraço cheio de saudade e carinho!

  7. Maria Luiza de Almeida Oliveira disse:

    Como faço para participar como terapeuta floral do projeto Ação TEA FLORAL solidária?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.