Ação Floral Solidária – TEA

Saiba como foi a Ação Floral Solidária TEA do ano de 2020 – o vídeo traz um balanço da ação; dos desafios as conquistas.

Obrigada a todos os envolvidos nesta ação, que ajudaram a levar conforto e esperança às famílias atendidas.

No momento, não estamos aceitando novas adesões. Estamos, apenas, dando continuidade aos atendimentos realizados em 2020.

Caso vc esteja em busca de atendimento floral, escreva para o Projeto Jardim Azul (projetojardimazul@gmail.com).

Até mais!

Ação Floral Solidária - TEA Coordenação Rosana Souto

As essências florais como apoio ao público autista durante a quarentena do COVID-19

Situação atual da Ação Floral Solidária TEA – em andamento apenas para aqueles que buscaram atendimento em 2020.  Fechada para novas adesões. Por favor, informe-se sobre o Projeto Jardim Azul (https://cosmosdrops.wordpress.com/projeto-jardim-azul/)

Conheça o que é/foi a Ação Floral Solidária TEA

Consciente do alto nível de estresse vivenciado pelas famílias de autistas, neste período de quarentena em função do COVID-19, a terapeuta e educadora floral, Rosana Souto, mobilizou-se para criar uma rede de terapeutas para o atendimento voluntário gratuito a autistas e seus familiares.

Há três anos, a Terapia Floral faz parte da rotina do público atendido na AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista, de Curitiba, com resultados positivos, tanto em relação aos autistas como a seus familiares, especialmente as mães.

Desenvolvida na década de 1930, pelo médico inglês Dr. Edward Bach, a Terapia Floral hoje está presente em quase todo o mundo, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares oferecidas pelo SUS (Serviço Único de Saúde) através da Portaria nº 702, de 21 de março de 2018, do Ministério da Saúde.

Por seu conceito inovador, livre de princípio químico ativo, as essências florais são muito seguras para serem dispensadas ao público autista. Além disto, seu uso pode ser realizado de diferentes formas:  por meio da ingestão oral, na palma das mãos, através de álcool gel ou outro veículo carreador, ou ainda, aspergidas no ambiente.

Há quinze anos, Rosana Souto adentrou o universo autista em função dos resultados obtidos com um cliente adulto.  Desde então, vem difundindo a Terapia Floral como uma prática complementar para o desenvolvimento maior deste público. Nesta ação, atuará como supervisora das terapeutas que se voluntariaram para este serviço solidário.

 Objetivo

Esta iniciativa tem como objetivo maior oferecer ao público autista e seus familiares, um suporte floral emergencial para favorecer o convívio doméstico, durante o período de quarentena imposto pela pandemia do COVID-19.

Farmácias parceiras

A fim de viabilizar esta ação com mais segurança para todos, inicialmente, foram feitas parcerias com algumas farmácias, que ficarão encarregadas da preparação dos florais indicados pelas terapeutas:

Apparenza Farmácia de Manipulação – Curitiba e região metropolitana

Botticarium Drogaria e Farmácia de Manipulação Ltda – Santa Catarina (todo o estado)

Iris Homeopatia – Região de Valinhos e Campinas

Desde já, agradecemos à Gisele Borges, pedagoga e terapeuta floral, gerente geral da Apparenza,  à Dra. Neuza Fernandes (CRF/SC 12 186), farmacêutica responsável pela Botticarium e, mais recentemente, à Aurea Hokama,  proprietária e farmacêutica responsável pela Iris Homeopatia,  por este ato compassivo.

As condições firmadas com estas as farmácias variam de acordo com a região e visam, tão somente, tornar os florais mais acessíveis a este público durante o período da quarentena. Por outro lado, quaisquer despesas com a preparação e/ou entrega dos florais são de inteira responsabilidade do interessado.

 Como aderir

Para participar desta ação solidária, o público interessado deverá contatar primeiro UMA das terapeutas da listagem a seguir, que verificará sua disponibilidade para o atendimento e/ou   encaminhamento do interessado a outra colega.

Clarissa Nakano de Mattos – Terapeuta Floral e Pedagoga – Contato: 19 99782 6512) (Whatsapp). Atendimento a combinar

Janaina Barros – Terapeuta Floral e Integrativa (RT 9095052). Contato: 41 99615 9030 (Whatsapp) – Atendimento a combinar

Ariana Bordinhão –Terapeuta Floral e Professora – contato: 41 9907 0260 (Whatsapp) -Atendimento a combinar

Aline Arboit – Terapeuta Floral – Contato: 41 9965 3070 (Whatsapp) – Atendimento a combinar

Marianita Scheuer Pereira – Terapeuta Floral Pleno ( RIOFLOR/CONAFLOR 426 ). Contato: 47 99943 2983 (Whatsapp).  Atendimento a combinar.

Margarete Martins – Terapeuta Floral. Contato: 41 98417 6310. (Whatsapp).  Atendimento a combinar.

Vladicélya Dantas – Terapeuta Floral e Reiki (RTA 9094622). Contato: 41 99143-5300 (Whatsapp). Atendimento a combinar.

Rejany Brustolin – Terapeuta Floral (RT 9094983). Contato: 41 99679-8667 (Whatsapp). Atendimento a combinar.

As terapeutas participantes contarão com a supervisão de Rosana Souto, idealizadora desta ação. Rosana é Autora, Educadora e Terapeuta Floral (RIOFLOR/CONAFLOR 421), fundadora do Projeto Jardim Azul, Terapeuta e Pesquisadora voluntária na AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista, Curitiba. Contato: 41 99234 3336 (Whatsapp).

 Sobre a amplitude da ação

O público autista de diferentes regiões do país poderá se beneficiar desta ação solidária, no entanto, as condições diferenciadas para o fornecimento dos florais, em função de cada região, são válidas apenas para as farmácias parceiras, tal como anteriormente mencionadas.

Prazo de duração da ação – (no momento a ação está fechada para novas adesões )

A ação solidária será realizada enquanto durar o período de isolamento social/quarentena recomendado pelas autoridades dos municípios e/ou estados do País. Após o mesmo,  caso a pessoa queira dar continuidade ao uso dos florais, deverá entrar em contato diretamente com a terapeuta que lhe atendeu para ver esta possibilidade.

               Que possamos sempre ter alegria e gratidão em nossos corações já que

o Grande Criador de todas as coisas, em Seu Amor por nós,

colocou nos campos as plantas para nossa cura.”

Edward Bach, Cura-te a ti mesmo