Florais de Saint Germain – A exótica Embaúba (Cecropia pachystachya)

O prata das folhas da Embaúba destacando-se na mata

O prata das folhas da Embaúba destacando-se na mata

Sempre achei as embaúbas seres vegetais muito estranhos. Aquele reflexo prata de suas folhas destacando-se sobre o verde escuro de nossas matas, não dava para passar desapercebido. Que árvore estranha! – pensava eu… O tronco parecido com o de um coqueiro, mas não era/é uma monocotiledônea…As folhas grandes lobuladas, que mais parecem um abanador egípcio.  As flores, então… Mais estranhas ainda. Parecem dedos alongados, tentando alcançar alguma coisa. Ou seja, é muito diferente, ou melhor, exótica!

Exemplar de Embaúba junto a outras árvores

Exemplar de Embaúba adulta

Quando tornei-me terapeuta floral e fui interessando-me mais pelas plantas, comecei a entender melhor e respeitar as embaúbas. Por isto, fiquei extremamente feliz quando vi que ela fazia parte do repertório dos Florais de Saint Germain. Como que a Neide Margonari teve este chamado para preparar um floral das flores da embaúba? Fantástico! Bem, isto, quem já fez curso dos Florais de Saint Germain fica sabendo…

Já em 2005, ao estruturar o primeiro curso de botânica arquetípica, a assinatura da embaúba revelou-se de forma mais clara.  Toda a planta têm uma forte influência mercurial: do reflexo prata das folhas, ao caule oco, às folhas lobuladas, parecendo mãos, e as espigas florais parecendo dedos. Mercúrio é o planeta associado à cura. Daí a quantidade de usos fitoterápicos atribuídos a ela ( vide no final ).

Detalhes da folha e conjunto das flores

Detalhes da folha e conjunto das flores

Estes dias, aprendi um pouco mais sobre este ser exótico e sua importância para a manutenção das nossas matas e sua biodiversidade. O lugar onde encontrei vários de seus exemplares chamou-me a atenção. Estava acostumada a ver as embaúbas nas matas fechadas, úmidas, alguns exemplares alongando-se para encontrar a luz…

As embaúbas alongando-se para encontrar a luz no interior da mata atlântica

Exemplares de embaúbas alongando-se para encontrar a luz  em meio a mata atlântica

No entanto, ali elas estavam totalmente expostas ao sol, em condições áridas, quase sem solo e…floridas: nas encostas de uma pedreira – uma área que foi totalmente devastada, no passado, e que hoje abriga um parque – a Pedreira do Chapadão, em Campinas.

A Pedreira do Chapadão

A Pedreira do Chapadão

Jovem Embaúba crescendo na encosta da pedreira

Jovem embaúba crescendo na encosta da pedreira

Nossa! Aquilo foi uma surpresa! Para mim, as embaúbas só cresciam em lugares úmidos…Que nada! Elas que tornam os locais úmidos e ricos em nutrientes. Suas grandes folhas e a própria árvore, quando morrem, ajudam a deixar o solo mais fértil.

Detalhe folhas secas e espigas florais caídas

Detalhe folhas secas e espigas florais caídas

Assim, descobri que as embaúbas são agentes naturais para o reflorestamento de áreas degradadas. Seus frutos são adorados pelos pássaros que os disputam mesmo antes de estarem maduros, ajudando a dispersar suas sementes em outras áreas. Por outro lado, os inúmeros visitantes gulosos ao se deliciarem no banquete oferecido pela árvore, também ajudam a propagar outras espécies, por meio de suas fezes.

A exótica e pioneira embaúba em seu propósito

A exótica e pioneira embaúba em seu propósito

As embaúbas, uma vez cumprida sua missão, não disputam com outras espécies. Muito pelo contrário, cedem espaço a estas para que se instalem ao seu redor, recompondo a mata. Além disto, apesar de suas folhas serem um alimento muito apreciado pelas preguiças – daí seu nome popular: árvore da preguiça, de preguiçosa ela não tem nada. Na verdade, a embaúba é um ser pioneiro que tem um lindo propósito a cumprir e o faz com a leveza e a ajuda dos pássaros.

Até mais!

As indicações da essência floral Embáuba, seguem abaixo, de acordo com o site www.fsg.com.br

Embaúba (Cecropia pachystachia) –   Trabalha as mágoas. Faz a limpeza dos sentimentos de angústia, ressentimento e injustiça devido profundas mágoas. Para as crianças, adolescentes e adultos que tiverem dificuldade de lidar com a situação de perda ou de rejeição. Para os que foram afastados de um dos pais na separação do casal, ou perda dos pais ou pessoas queridas por morte. Para os que se encontram em estado de estagnação em todos os aspectos de suas vidas: estudo, trabalho e afazeres. Para os que são vistos aparentemente como pessoas preguiçosas e passivas. São indivíduos que tiveram muita dificuldade de administrar estes sentimentos doloridos ( profundas feridas na alma), e por isso, em muitos casos, derivaram para as drogas ou outros vícios. Pessoas que se sentem estagnadas, sem ânimo e indefinidas. Embaúba remove o bloqueio desta energia no chacra cardíaco, aciona a energia do estímulo da ação criativa natural. Traz elevação, ânimo, disposição, leveza e contentamento. Na farmacopéia a embaubeira é utilizada como cardiotônico, fortalece o músculo cardíaco, trabalha as afecções cardíacas, pressão alta, feridas, hemorragias. É diurético; atua nas afecções das vias respiratórias (bronquite, tosse, coqueluche); nas afecções dos rins, nas diabetes, hidropisia, cólicas do fígado, blenorragia e leucorréia.

Quem tiver paciência e quiser saber mais, recomendo clicar neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0xirSoZPCFQ  É uma linda reportagem desta simbiose da planta com os pássaros

P.S –  breve estarei ministrando curso sobre os Florais de Saint Germain, em Curitiba. Consulte a agenda de cursos para saber mais

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Florais de Saint Germain – A exótica Embaúba (Cecropia pachystachya)

  1. Maria Siqueira disse:

    Adorei a postagem Rosana…
    Uso muito Embaúba+Arnica Silvestre….
    Meu propósito para elas é que uma limpe as mágoas e a outra cicatrize as feridas ….

  2. Lizamar Rodriguez disse:

    Grata Ro, pela bela postagem e pelo vídeo da embaúba, lindo! bj

  3. Ieda Pignaton disse:

    Minha mae esta usando embauba para parkinson com muito exodo ..É fantastico

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.