Livros sobre o uso dos Florais na Educação são lançados no Brasil

Livros contemplando uso florais na Educação por Rosana Souto

Livros contemplando o uso dos florais na Educação – autoria e co-autoria de Rosana Souto

O ano de 2019 termina trazendo grande esperança aos pais e educadores das novas gerações.  Neste ano em que completo trinta anos de jornada na Terapia Floral, muito de minha experiência com o uso dos florais na Educação está agora disponível ao público maior por meio dois livros publicados recentemente.

O primeiro, uma coletânea de Práticas Integrativas e Complementares no cuidado a crianças e adolescentes, lançado no dia 16 de novembro, no II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS), na cidade de Lagarto, Sergipe, que coube a mim escrever o capítulo sobre a Terapia de Florais. Confesso que nem esperava que o livro fosse publicado a tempo. No entanto, ele veio que nem um “cavalo correndo por fora” atropelando, até mesmo, o mais cotado para ganhar a corrida deste ano. Foi uma grande vitória!!

Livor PICs kids Nova Práxis com capítulo Rosana Souto

Capítulo sobre Terapia de florais por Rosana Souto na coletânea publicada pela Nova Práxis Editorial

Minha participação nesta coletânea, também foi inesperada. Alguém mencionou o meu nome numa rede social, quando uma das organizadoras do livro, Vera Lúcia Freitag, publicou uma chamada para os capítulos. Vi, por acaso, e entrei em contato com ela. Daí, até a publicação, não deu um ano. Lembro-me que entreguei meu capítulo ainda em maio, correndo para embarcar para o Mato do Grosso do Sul, onde daria um treinamento.

No entanto, foi uma delícia escrever este capítulo: um resumo, em 20 páginas, da experiência brasileira na abordagem de crianças e adolescentes com a Terapia de Florais, desde o início da década de 1990 até o uso mais recente no ambiente das escolas.

Nomes como o da Denise Robles, fundadora do Gotas de Flor com Amor, de SP, da saudosa Márvis Cerqueira, terapeuta floral, fundamental para mostrar a importância das essências florais na abordagem complementar ao combate à desnutrição infantil, ficaram registrados nesta trajetória da Terapia de Florais voltada a este público. Para quem não sabe, o trabalho da Márvis Cerqueira, inspirou não só a pesquisadora Maria Grillo, dos Florais Filhas de Gaia, a criar muitas de suas fórmulas compostas como também quebrou paradigmas com relação ao pode ou não pode. Já naquela época, as essências florais eram administradas dentro do que era possível para beneficiar as crianças atendidas de uma comunidade pobre do Recife.

O capítulo segue contemplando as diferentes formas pelas quais a Terapia de Florais pode ser utilizada na abordagem de crianças e adolescentes: no âmbito doméstico, institucional ou nas escolas, de modo coletivo ou individual, além de orientações para a implantação de serviços em instituições sociais e/ou nas escolas e condução de atividades de educação emocional.

Traz, ainda, um pouco da minha experiência, com diversos sistemas florais: Bach, Califórnia, Minas, Filhas de Gaia, Saint Germain, Alasca, Austrália nas principais questões que comprometem o desenvolvimento sadio deste público infanto juvenil. Enfim, um grande resumo daquilo do que podemos realizar com a Terapia de Florais!

Gratidão infinita à Vera Lucia Freitag, Lucimara Bueno, Ilíria Wahlbrinck, organizadoras responsáveis por esta coletânea, e a Nova Práxis Editorial pela publicação desta obra. Para pedidos, por favor, contate a editora: comercial@novapraxiseditorial.com ou viste o site: http://www.novapraxiseditorial.com

Livro FSG na Educação Rosana Souto capa e contra capa

Experiência com os Florais de Saint Germain na Educação – um livro que retrata minha experiência dos lares às escolas

O segundo livro: Experiência com os Florais de Saint Germain na Educação, foi lançado, oficialmente, uma semana depois, no seminário Equilibramente, realizado, em Brasília, no dia 22 de novembro – dia do aniversário de Neide Margonari, sintonizadora deste sistema floral.  No entanto, o mesmo só foi liberado ao público nesta última quinta-feira, dia 12 de dezembro, em função de atrasos com relação aos trâmites legais para sua publicação. Tudo de acordo com o tempo divino…

Lançamento livro FSG na Educação grupos com Talita e Rosana

Grupos por ocasião do lançamento do livro em Brasília – Seminário Equilibramente. Nas fotos: Talita Lazzuri, Ana Carla Domingues, Daniela Rabello, Rosana Souto e Valdemar Castro  – À direita: Rosana Souto ladeada por Ana Carla Domingues, Elaine Reginaldo e Polianna F. Leibich

Aliás, neste livro, a sensação de ser apenas um instrumento para manifestação de algo muito maior acompanhou-me e acompanha-me ainda, cada vez que o leio. Daí, minha emoção quando Talita Lazzuri me ligou abrindo as caixas recém entregues no laboratório dos Florais de Saint Germain. Wow!!! Indescritível!!

Este livro é consequência de uma grande coincidência orquestrada pelo Universo, em 2015, envolvendo a diretora da escola Terra Firme, de Curitiba, Maria Augusta Brofman, Talita Lazzuri e eu.  Os resultados utilizando os florais de Saint Germain em spray, em algumas turmas, num período de apenas dois meses, foram tão surpreendentes e promissores que não dava para deixar de compartilhar. Numa fase que acompanhamos os desafios enfrentados pela educação nos dias de hoje e a escalada do uso de medicamentos, tanto em crianças como nos professores, contar com um instrumento simples, natural e seguro para ajudar a Educação a encontrar um novo rumo, é uma grande dádiva.

Os Florais de Saint Germain fazem parte da minha experiência na abordagem de crianças e adolescentes há muitos anos. Os desenhos de um garotinho que me mostraram o grande potencial de cura de suas essências, entraram para o material oficial dos cursos do sistema ainda no ano 2000.

Por outro lado, meus estudos sobre botânica arquetípica me forneceram outras janelas para enxergar as flores do sistema e ampliar o entendimento do potencial de cura das essências preparadas a partir das mesmas.  Em 2016 conduzi, junto à Talita Lazzuri e  Neide Margonari o primeiro Módulo Conexão, realizado em Ubatuba, para os participantes de língua espanhola. Depois, para o Practitioner de 2017, criei todo um material sobre estudo arquetípico de famílias botânicas relativo aos Florais de Saint Germain. Nestes anos que se seguiram, terminei virando referência na botânica deste sistema.

Lançamento FSG na Educação Rosana Souto e Daniela Rabello

Rosana Souto com Daniela Rabello Nogueira, idealizadora e organizadora do Seminário Equilibramente, em Brasília – madrinha do lançamento deste livro

Portanto, este livro representa uma somatória de minha experiência com o uso dos Florais de Saint Germain nas mais diversas questões do universo de crianças e adolescentes: dos lares as escolas. Por outro lado, esta experiência é compartilhada de acordo com as fases do desenvolvimento humano entendidas a partir de nossa relação com os dias da semana, ou melhor, com o arquétipo correspondente a cada dia; uma forma simples e universal de instruir os pais a entenderem e a colaborarem positivamente com o desenvolvimento dos seus filhos.

Além disto, para os que buscam saber mais sobre as flores do sistema, o livro traz informações inéditas e valiosas sobre as mesmas. Enfim, é uma obra para todos!

Para mim, é uma grande honra ser instrumento para ancorar esta dimensão do trabalho de Neide Margonari na Educação. Agradeço à Talita Lazzuri por seu empenho para a manifestação física deste livro e a todos que contribuíram com sugestões, revisões e incentivos, especialmente à Flávia Sobral, Rosiane de Camargo e Daniela Rabello.

Que estes livros cumpram com seu objetivo maior de levar esperança a todos que enfrentam o desafio de educar e cuidar dos seres destas novas gerações, ajudando-os a desenvolver seu potencial humano maior de sabedoria e amor, de forma simples e natural!

Por favor, procure os representantes dos Florais de Saint Germain (veja a relação em www.fsg.com.br) em sua região para encomendar o seu exemplar.

P.S – Para saber mais sobre o uso dos  florais na Educação acesse o vídeo ” O uso dos florais na Educação e no Autismo”, na página dos vídeos.

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.